UEMG FRUTAL LANÇA A REVISTA GNOSE

24/10/2011 12:06

A UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais), Campus de Frutal, lançou oficialmente na noite da última segunda-feira, dia 17, a Revista Gnose, periódico anual que tem como objetivo divulgar artigos científicos resultados de pesquisas realizadas por alunos e professores da instituição. O evento aconteceu no Anfiteatro A da UEMG e contou com a presença do diretor Ronaldo Wilson Santos, da coordenadora pedagógica Maria Batista de Cruz Silva, de coordenadores de cursos, professores e alunos.
A comissão editorial da revista é formada pelos professores Leila Maria Franco, Ana Paula de Freitas Romão Murari e Diego David dos Santos, que começaram a trabalhar no projeto da Gnose em 2010. “A revista surgiu de uma iniciativa minha e do professor Diego e depois contamos com a importante colaboração da professora Leila. Nosso objetivo é que a divulgação do conhecimento produzido na UEMG possa contribuir para a ciência, reforçando o ensino, pesquisa e extensão, que constituem o tripé fundamental da universidade”, explica Ana Paula. 
A primeira edição da Gnose traz 15 artigos que mostram os resultados de pesquisas realizadas por professores e alunos da UEMG. A segunda edição já está sendo preparada e no início de 2012, deve ser divulgado no site da UEMG Frutal o edital para chamada de novos artigos para a terceira edição da revista. 
Para o diretor Ronaldo Wilson, o lançamento da Gnose mostra que ainda há caminhos a serem explorados para a produção do conhecimento na universidade. “Agradeço ao corpo docente e, em especial, aos professores Diego, Leila e Ana Paula, pelo idealismo e dedicação a este projeto. São pessoas assim que fazem acontecer o crescimento da universidade”, disse. 
A professora Leila Franco explica que os artigos são selecionados por uma comissão de professores mestres e doutores da UEMG e de outras instituições de ensino superior brasileiras. Os trabalhos são avaliados e só depois de realizadas as correções, os melhores artigos são publicados na revista. “Nós agora vamos disponibilizar a Gnose para consulta na biblioteca da UEMG e também enviaremos para instituições públicas e privadas da comunidade. Também estamos entregando exemplares para professores e alunos da comunidade acadêmica com o objetivo de que a Gnose socialize o conhecimento e desperte outros alunos e professores a participarem.”
Na noite de lançamento, exemplares da primeira edição da Gnose foram entregues ao direitor Ronaldo Wilson, à coordenadora pedagógica Maria Batista, aos coordenadores de curso e responsáveis por setores da UEMG. A revista é uma publicação da EdUEMG (Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais) e contou com o apoio do reitor Dijon Moraes e do secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Narcio Rodrigues.