2012 começa com inauguração do Centro de Hemodiálise

24/01/2012 08:18

 

A tão aguardada inauguração do Centro Regional de Hemodiálise já tem data marcada: 25 de janeiro. Este é o dia em que a população de Frutal e da região começará a ser atendida na Unidade de Terapia Renal.
hemodialise2

Os detalhes da inauguração foram acertados em uma reunião no gabinete da prefeita Ciça, com a presença do médico Luiz Antonio Zanto, idealizador do projeto, e do especialista em hemodiálise, Eduardo Portiolli, que ficará responsável pelo Centro.
As máquinas que farão o tratamento já chegaram e médicos nefrologistas estarão este mês atendendo no ambulatório do Hospital Municipal Frei Gabriel, iniciando assim uma triagem de pacientes.
A prefeita Ciça considera a inauguração do Centro de Hemodiálise uma grande conquista. Segundo ela, a luta para se chegar a este momento foi grande e precisou de muito empenho da equipe envolvida no projeto. “Para se construir um Centro de Hemodiálise é preciso aprovação de diversos órgãos, além de seguir um rigoroso projeto de construção. Foi isso que fizemos, seguimos todas as normas para que tenhamos uma excelência em atendimento no CRH”, comenta a prefeita.
Segundo Ciça, os próximos dias serão de reuniões. A prefeita vai convocar prefeitos e secretários de toda a região para que tragam pacientes que precisam passar pelo processo de hemodiálise para Frutal. “A idéia sempre foi ser um centro regional. Frutal é cidade pólo em saúde, por isso a região também vai usufruir desse grande beneficio”, explica.
O ex prefeito e ex deputado estadual Zanto, idealizador do Centro Regional de Hemodiálise, também estava muito feliz com a data de inauguração já marcada. Para ele, sempre ligado ás questões que envolvem saúde pública, a vida de quem passa pelo tratamento em outras cidades, tendo que viajar até duas vezes na semana, vai melhorar muito. “É um projeto do povo. Nós só tivemos a idéia e o povo acolheu. Era isso que esperávamos. Começar um ano dando mais chances ás pessoas que precisam passar pela hemodiálise. Agora, graças a Deus, ninguém mais vai precisar pegar estrada e correr riscos para se tratar. É na porta de casa”, comentou Zanto, visivelmente emocionado.
A história do Centro Regional de Hemodiálise teve inicio em 2009, quando se notou o sofrimento das pessoas que tinham que passar pelo tratamento e viajar para Uberaba, no mínimo, duas vezes por semana. Idealizado por Zanto e Ciça, um grande projeto uniu a cidade de Frutal em torno da causa. Um leilão realizado em setembro de 2009, além de diversas outras ações grandiosas, culminaram em uma arrecadação recorde: quase 400 mil reais. Mas a obra exigiu bem mais. No total, o Centro Regional de Hemodiálise custou R$ 1.281.000,00, quantia muito acima do que foi estipulado no início.
Para se chegar á soma final, um outro esforço foi feito. Desta vez, a prefeita Ciça correu atrás do dinheiro. O Banco Itaú fez uma doação importante, a economia no carnaval do ano passado, além de ações de outras entidades, foram suficientes para terminar a obra.
No total, segundo a prefeita, 11 cidades da região serão atendidas. Uma grande festa de inauguração está sendo preparada. A idéia é que todos que participaram a doação possam assistir de perto a abertura das portas do Centro Regional de Hemodiálise, que levará o nome do frutalense Fernando Mendonça, falecido em janeiro do ano passado vítima de leucemia.